CONHECENDO A POROROCA



 POROROCA DO RIO ARAGUARI







Enquanto o Pato pilotava o "Nalu Móvel" da Ilha de Granada (Caribe) para o Brasil, eu e a Bela nos preparávamos para embarcar de SP para Macapá.
Ficamos encarregadas de levar tudo, inclusive pranchas, equipamentos e tudo para a gravação de nossa temporada no Brasil.
Como o helicóptero tem limite de peso, lá fomos nós com uma mochila de roupas cada uma! A sorte é que iríamos para lugares bem quentes e levei o máximo que pude, claro!

Pato fez ótima viagem, sem enfrentar nenhum problema apenas a adrenalina de voar sobre a Floresta Amazônica por horas!!

Nos hospedamos no Eco Hotel Ceta e toda manhã a Belinha dava migalhas de pão para os quatis que viviam por lá. O restaurante do hotel era maravilhoso e provamos o tal peixe "filhote", que sabor! Não estamos acostumados comer peixe de água doce e ficamos apaixonados pela culinária local! Levamos uma boa lembrança da culinária macapense: quilos a mais! E percebi que no Brasil teríamos esse sério problema, tem muita comida boa!!!

Nosso objetivo era a Pororoca, uma onda que o Pato sempre quis surfar, e eu já sabia que seria uma aventura, DAQUELAS!
                                              MUSEU SACACÁ
Enquanto a logística era planejada conhecemos o museu Sacacá onde a vida e a cultura local são representadas de maneira real, fomos a uma apresentação de dança local, o Marabaixo,  e o Pato jogou o famoso futebol de lama na maré baixa do Rio Amazonas, muito divertido! Visitamos a Fortaleza de São José e almoçamos no Estaleiro, o  proprietário Charles é famoso por oferecer pratos típicos e lá fomos nós provar tucunaré ao molho do tucupi! Que delicía!

 A CAMINHO DA...                                               ... FAZENDA PARAÍSO


A logística para levar o helicóptero até a Fazenda Paraíso, local onde seria nossa base, era grande mas nosso amigo Serginho Laus, rei da Pororoca,  conhece essa onda como ninguém e sabe passo a passo o caminho para fazer uma viagem segura com a certeza de pegar a onda certa na hora certa!

Não tínhamos autonomia para chegar até a fazenda base, nosso combustível foi levado de caminhão e barco até um ponto no meio do caminho. E precisaríamos de bastante combustível para gravar as ondas e esse fenômeno tão lindo!
Tudo como combinado e lá fomos nós sobrevoando fazendas e vendo búfalos por toda a parte. Levamos o comandante Cristiano para nos ajudar a pilotar o Nalu Móvel enquanto o Pato surfava, assim eu poderia gravar tudo lá de cima.

Deixamos o helicóptero nesse ponto onde estava nosso combustível e fomos de barco e jet ski até nossa base. Uma hora e meia navegando pelo do rio Araguari, com pancadas de chuva.. mas tudo bem eu já estava com minha mente preparada, afinal a aventura estava apenas começando.

Chegamos na Fazenda Paraíso, uma fazenda de criação de búfalos comandada pelo Zeca, sua esposa Diana e suas 3 filhas! O que foi ótimo para a Isabelle.                                                                       
A casinha de madeira bem simples, estilo Ribeirinho, energia a base de gerador e redes para dormir.

 BEM PERTO DA ONDA

A onda na pororoca tem hora marcada o que facilita muito a vida de uma cinegrafista! E nosso plano era gravar o primeiro dia de barco e o segundo dia de helicóptero, assim teríamos dois ângulos bem bacanas!

Acordamos 5:30h com a primeira luz do dia, deixei a Belinha na casa com a Diana e suas 3 filhas, pois ficar no barco "fugindo"da pororoca o tempo todo seria arriscado.
E lá fomos ao encontro do nosso objetivo! O rio tranqüilo, sem vento, aquela luz dourada nascendo e logo fomos escutando um barulho que a cada segundo ficava mais forte!

E o encontro foi lindo!!!!
 PATO SURFANDO DE ALAIA, COMBINAÇÃO PERFEITA PARA A POROROCA

A largura do rio Araguari é enorme! E a euforia tomou conta do Pato e do Serginho! Logo eles se revezavam para surfar a onda que seria a mais longa de suas vidas! aproximadamente 50km de extensão, sem pausa! Eles estavam com as pernas doendo mas a alegria os levou até onde a onda não tinha mais força para empurrá-los e foi aí que entrei em ação!

 MOMENTO MÁGICO!!!

Surfei!!! A pororoca!!! por 5 minutos!!! Não sou acostumada a surfar e confesso que me esforcei ao máximo para não cair pois sabia que a onda não me esperaria! E consegui! não com tanto estilo como os surfistas mas muito feliz em ter ficado em pé naquela onda de rio tão especial!! Foi uma felicidade geral!

Voltei para a fazenda com muita imagem linda gravada na câmera, mas a mais especial estava ficará gravada para sempre na minha mente!

E o Pato já estava com planos de levar a Belinha para surfar também! E foi isso que fizemos no dia seguinte!

Depois de gravar do helicóptero o que pra mim foi inesquecível! Ver aquele fenômeno da natureza desde a foz do rio, o inicio do encontro das águas visto do alto é lindo demais! A potência da for ça da natureza  me fez esquecer completamente  o  medo de estar voando sem porta para registrar tudo da melhor maneira!

Nosso combustível era contado, 40 minutos de vôo e o plano era aterrissar em um local seguro, pular no barco, pegar a Belinha e leva-la para surfar!

E lá foi ela, agarrada nas pernas do Pato, com carinha de assustada mais ao mesmo tempo querendo surfar a tal onda do rio! E foi tão lindo ver os dois juntos, desfrutando daquele momento...emocionante!




Familia inteira surfando a pororoca!!!

Foram 3 dias de surf, no terceiro dia Belinha resolveu levantar as 5:30 e lá se foi para a escola das meninas, o transporte era fluvial, 40 minutos pelo rio com coletes salva vidas e muita curiosidade para conhecer a escola das amigas!
Escola simples, crianças mais simples ainda, mas que felicidade! Encontramos com o transporte escolar na volta para a fazenda e a Bela era só alegria! Quando chegamos ela trouxe um caderno com as lições que fez, uma cartinha escrita pelas professoras e uma pagina que encontrei depois de alguns dias com palavras indígenas! Foi uma experiência muito legal para ela.

Nós nunca gravamos um lugar tão especial quanto a Fazenda Paraíso e nunca vimos nossa filha tão alegre brincando livre, descalça com os animais e tomando banho de balde!!!!
Cada vez mais acreditamos que a felicidade está nas coisas simples da vida e fico muito feliz em ver que nossa filha percebeu isso, espero que carregue para sempre esse sentimento que vivemos por lá, na fazenda que não poderia ter outro nome: Paraíso!

Bjs

Fabi


POR ONDE PASSAMOS E GOSTAMOS:

CETA Ecotel
Localizado a 12Km do centro de Macapá, no Distrito de Fazendinha, o CETA Ecotel tem 69 suítes de diversas categorias com área de 25 a 128m², harmonizadas ao cenário natural da região, a floresta. Segundo o site oficial, suas tarifas variam entre R$180 e R$800,  dependendo do número de pessoas e tipo de acomodação pretendido. Aceita cartões Mastercard, American Express e Visa, além de cheque e depósito bancário.
 Rua Matadouro, 640 - Distrito da Fazendinha - Macapá.
 (96) 3227-3396 / 32273100
 http://www.ecotel.com.br/

Marco Zero do Equador
Monumento construído para sinalizar a passagem da Linha do Equador, dividindo o globo terrestre nos hemisfério norte e sul. É constituído por um obelisco de 30 metros de altura, com uma abertura circular no topo. Nos Equinócios (20/21 de março e 22/23 de setembro), a luz do Sol projeta uma elipse de luz cujo eixo maior cai exatamente sobre a linha do Equador. Fica localizado no Parque Meio do Mundo, em Macapá

Estaleiro Restaurante (Charles)
Avenida 1 de maio, 52 - Trem
tel: 96  3222-8375

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora

DICAS TAHITI

GRANADA - Ilha das especiarias