BELÉM E SÃO LUÍS

 Do Amapá para o Pará :)

 Belém


Depois dos dias maravilhosos surfando a Pororoca, voltamos para nosso hotel onde havíamos deixado o "Nalu Móvel"guardado na quadra de basquete desativada.

O pouso foi tranquilo porém a decolagem não estava muito confortável. A quadra era cercada por muros altos com alguns fios de alta tensão ao redor... Nosso comandante Pato, que é super responsável, pediu para encontrássemos ele em uma terras ao lado, assim ele sozinho decolaria com menos peso e nós embarcaríamos sem problemas no vizinho.

Mas chegando no vizinho, um fazendeiro "daqueles"não nos deixou passar pela porteira e Pato ficou sobrevoando por alguns minutos sem entender o que se passava lá em baixo.
Enquanto tentávamos convencer o tal homem que não era o dono da fazenda, para nos deixar entrar para entrar no helicóptero, éramos atacadas por formigas! Eram milhares!!! Daquela bem pequenininhas, vermelhas, com uma picada doída demais! Belinha chorando, eu tentando convencer o moço e nada... Pato já havia pousado e nos aguardava até que o dono foi chamado e nos liberou!

Fomos correndo, de chinelo, Belinha no meu colo, passando por cercas de arame farpado, bois e muitas, muitas formigas pela fazendo inteira!
Bem fomos nos coçando até Belém, nosso próximo destino!

Chegando no hotel nossa reserva não foi encontrada... que beleza, todos com fome, cansados, sem conhecer nada da cidade. Pagamos bem caro para ficar nesse hotel e até hoje não entendo o porquê dele ser tão caro mas enfim, coisas de viagem...

                                          As garrafadas, para qualquer coisa que você imaginar!


Na manhã seguinte fomos conhecer o famoso mercado Ver o Peso, peixes, especiarias, ervas, as famosas garrafadas, comída típica e açaí como tem que ser feito mesmo! bem diferente do que comemos por aqui.
Primeiro que o açaí serve para relaxar, você come vai dormir como eles dizem lá no Pará. Ele não é gelado, sempre servido em temperatura ambiente e misturado com farinha acompanhado de peixe.
Parece estranho mas sabe que eu gostei?



                                         Escolhi a "Mão aberta"para o marido abrir a mão rsrs







                                         Artesanato local



Almoçamos no restaurante "Lá em Casa"e provamos a maniçoba (feito com as folhas da mandioca moídas e cozidas, por aproximadamente uma semana, acrescida de carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados. E outros pratos típicos muito gostoso
No dia seguinte os planos eram seguir para São Luís do Maranhão e como o trajeto era longo, o helicóptero não teria autonomia para chegar até lá. Pato levou o combustível em galões dentro da aeronave, isto é, nos assentos traseiros e nós duas tivemos que ir de avião encontrá-lo no Maranhão.

Nosso hotel era no centro histórico, um casarão lindo! Portas da Amazônia era o nome, lá mora um bicho preguiça á quase 8 anos mas de tão preguiçoso não conseguimos vê-lo rsrs.
O centro histórico é uma gracinha, e vale muito o passeio. Tomamos sorvete, comemos tapioca e assistimos o teatro de rua ( São Luís em cena), um espetáculo muito bacana!

Conhecemos a praia de São Marcos e mesmo sem sol a Belinha e o Pato foram para a água! O taxista deve ter adorado a bagunça que fizemos no carro dele mas enfim...

Era semana do teatro por lá e levamos a Belinha para conhecer um teatro de verdade, o Teatro Arthur Azevedo é lindo mas tivemos que sair nos primeiros minutos pois a peça não era para crianças... Como era nossa última noite não pudemos levá-la para assistir outra peça e ela caiu no berreiro pois não queria sair do teatro.

Nada que uma pracinha com música não cure! Nos divertimos no centrinho novamente e fomos para a pousada, dia seguinte é dia de conhecer uma das mais belas paisagens do Brasil: Os lençóis Maranhenses!

Até o próximo episódio!
Bjs

Fabi

POR ONDE PASSAMOS E GOSTAMOS:

Fortaleza de São José de Macapá
Localizada em uma ponta de terra à margem esquerda do rio Amazonas, na antiga Província dos Tucujus, a Fortaleza de São José de Macapá foi inaugurada no ano de 1782 e foi tombada em 1950 como Patrimônio Histórico Nacional. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, de 9h às 18h.

Endereço:
Rua Cândido Mendes, Centro

Mercado Ver-o-Peso Belém
O Ver-o-Peso é a maior feira livre da América Latina. Está localizado na Cidade Velha, às margens da baía do Guarajá. Inaugurada em 1625, era entreposto fiscal, onde se media o peso exato das mercadorias para se cobrar os impostos para a coroa portuguesa. Em 1997, foi tombado pelo IPHAN. Reúne centenas de barracas de frutas, peixes, ervas medicinais, temperos, doces, artesanato etc. Vale experimentar as frutas típicas e os pratos regionais, como o tacacá e açaí com peixe.

Endereço:
Av. Castilhos França, s/n



Nos hospedamos nessa pousada no centro histórico de São Luís, um amor!
http://www.portasdaamazonia.com.br/  

Almoçamos aqui no dia em que conhecemos o mercado Ver-o-peso, fica bem ao lado:
http://www.laemcasa.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora

DICAS TAHITI

GRANADA - Ilha das especiarias